A patinação é um esporte desenvolvido sobre um par de patins de quatro rodas considerado por muitos como a mais espetacular e excitante forma dos esportes sobre rodas. É uma modalidade desportiva, onde coordenação motora, postura, equilíbrio e capacidade de concentração são fortemente estimulados. Surgiu na Europa, sendo utilizada inicialmente como meio de transporte, para atravessar lagos e canais congelados do rigoroso inverno. A patinação artística, especificamente, surgiu de uma brincadeira em que os patinadores faziam desenhos no gelo com suas lâminas enquanto patinavam.
A Patinação também consiste em movimentos complexos de muito equilíbrio e destreza sobre os patins. É um esporte que oportuniza o desenvolvimento das habilidades e capacidades motoras-físicas, além de desenvolver aspectos psicossociais e afetivos entre os atletas. A arte de patinar envolve a dança-expressão e possibilita a elaboração de coreográfias para apresentações em shows, como meio de valorizar e mostrar os esforços realizados pelos alunos durante as aulas.
Os praticantes trabalham a criatividade e o espírito de equipe, otimizando valores individuais e em grupo, assim como ritmo, consciência e expressão corporal. Por fim, a Patinação Artística, através da auto-confiança que os atletas constroem, forma seres humanos melhores, capazes de solucionar e enfrentar desafios, sendo que nos dias de hoje isso é muito importante, pois nossas crianças de hoje serão nossos adultos de amanhã.